Manual orienta indígenas como se proteger do vírus e pedir Auxílio Emergencial (4-27-20)

Manual covid-19 indígenasManual orienta indígenas como se proteger do vírus e pedir Auxílio Emergencial

APIB, 27 de abril de 2020

Dentro da programação virtual do Abril Vermelho deste ano, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Indigenistas Associados (INA) lançam nesta segunda-feira (20) um manual de orientações para indígenas sobre o Coronavírus e o acesso ao Auxílio Emergencial do governo federal.

O Auxílio Emergencial tem se apresentado como uma das principais medidas de proteção social diante da crise causada pela pandemia do Coronavírus. Até duas pessoas por família de baixa renda têm direito a receber o benefício no valor de R$ 600,00 por três meses, segundo critérios específicos, conforme informado no material. Os indígenas também têm direito a esse benefício. Porém, grande parte dos indígenas beneficiários tem dificuldade de acesso às informações, à internet e ao aplicativo de cadastro. Além disso, o deslocamento da Terra Indígena à cidade para acessar a internet ou sacar o dinheiro aumenta o risco de contágio da covid-19.

Neste sentido, o manual vem para orientar indígenas que queiram acessar o auxílio e indigenistas que apoiam diretamente as comunidades indígenas. O manual tira dúvidas como quem pode receber o auxílio, como baixar o aplicativo e quanto tempo o recurso fica disponível. Além disso, dá orientações de higiene e dicas sobre como acessar o benefício sem quebrar o isolamento social nas terras indígenas.

O Abril Vermelho busca mobilizar e articular ações em defesa da vida dos povos indígenas em tempos de coronavírus no mês em que se comemora o dia da resistência indígena.

Acesse o manual de orientações aos povos indígenas: Coronavírus e Auxílio Emergencial aqui -http://apib.info/files/2020/04/Auxilio-Indigenas-Covid-19abril2020v1.pdf

Acesse a página do Auxílio Emergencial aqui – https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

Acesse a página da INA sobre o Coronavírus aqui – https://indigenistasassociados.org.br/pagina-de-grade/coronavirus/

Acesse a página da quarentena indígena aqui – http://quarentenaindigena.info