Lucas Keese dos Santos winner of Norm and Sibby Whitten Publication Subvention 2019

Lucas Keese dos SantosLucas Keese dos Santos winner of Norm and Sibby Whitten Publication Subvention 2019

The Norm and Sibby Whitten Publication Subvention Committee has decided on the winner of this year’s award. The winner of 2019 is Lucas Keese dos Santos (Centro de Estudos Amerídios da Universidade de São Paulo). Congratulations! The award is granted for the publishing of his book titled “A esquiva do xondaro – movimento e ação política entre os Guarani Mbya” (Editora Elefante).

A esquiva do xondaro – movimento e ação política entre os Guarani Mbya

Resumo: Este trabalho pretende discutir como as relações de alteridade operam entre os Guarani Mbya mediadas por movimentos como a esquiva, que possibilitam modos específicos de conduzir a incorporação do exterior, transformando posições e relações de poder. Seja no passado ou no presente, busco demonstrar como a esquiva guarani remete a variações concomitantes e complementares nos modos de existir desse povo indígena. Trata-se de uma dinâmica que, entre outras coisas, os dota de uma notável e eficaz capacidade de resistência frente às agressões da colonização.

Tomado primeiramente a partir da dança do xondaro, personagem associado a diferentes funções e a uma forma de relação, o movimento da esquiva irá além para ajudar a pensar as dinâmicas entre corpos, coletivos e mundos, contribuindo para suspender oposições exclusivas, como entre processos de resistência e fuga.Ao longo de trabalho, a esquiva se desdobra em outras práticas guarani, como nas narrativas mitológicas protagonizadas por personagens enganadores, e nas dinâmicas territoriais e cosmológicas eficazes em não se submeter não só às forças materiais, mas também às forças simbólicas da colonização, como a incorporação crítica que fazem de argumentos do cristianismo. Ao final, após revisitarmos o processo histórico da resistência guarani, chegamos ao contexto contemporâneo da luta indígena pelas demarcações e retomadas de terras e as possíveis relações e contribuições que a luta guarani pode oferecer a outros cenários e contextos de resistência.

Sobre as contribuições da obra, pode-se citar quatro aspectos destacados: 1. Contribui, por meio do conceito da esquiva guarani, para os debates antropológicos das terras baixas da América do Sul, sobretudo no contexto teórico da chamada “economia simbólica da alteridade”; 2. Trata-se da mais ampla e detalhada descrição da dança do xondaro e suas relações na cultura guarani; 3. Apresenta um estudo inédito, mesmo na ampla literatura etnológica guarani, das narrativas mitológicas sobre o trickster Peru Rimã, apresentadas em versões bilíngues; 4. Traz um compilado de descrições e análises do mais recente ciclo de lutas e protestos protagonizados pelos Guarani Mbya na região de São Paulo, onde têm despertado um interesse crescente por parte de um público variado. Em síntese, é uma obra que, por meio de um equilíbrio entre rigor acadêmico e uma linguagem acessível, permite uma aproximação aprofundada de diversos aspectos da cultura e resistência política desse povo indígena, cujas muitas das aldeias estão em refúgios de florestas próximas aos maiores centros urbanos do país.

For further questions about these awards, please email the Whitten Publication Award committee chair, Minna Opas (minna.opas@utu.fi).