Morre o grande educador Higino Tenório, líder do povo Tuyuka, vítima do novo coronavírus (6-20-20)

Morre o grande educador Higino Tenório, líder do povo Tuyuka, vítima do novo coronavírus

Elaíze Farias

6-20-20

Educador, é o que bastaria para falar de Higino Pimentel Tenório, liderança indígena do povo Tuyuka, da região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Professor, mestre, conhecedor de vários saberes da Amazônia e referência para pesquisadores, Higino Tuyuka foi mais uma vítima da Covid-19. Ele morreu, aos 65 anos, às 23h35 de quinta-feira (18), depois de 22 dias internado na ala indígena do Hospital Nilton Lins, em Manaus.

O corpo de Higino Tenório Tuyuka deve ser enviado para o município de São Gabriel da Cachoeira neste domingo (21) e enterrado no Cemitério Parque da Saudade, na sede do município. Indígenas mortos pela Covid-19 têm sido sepultados longe de seus povos, sem os rituais tradicionais. Procurado pela reportagem, o coordenador do Distrito Especial Sanitário Indígena (Dsei) Rio Negro, Franklin Quirino, não informou sobre os procedimentos do traslado. A Amazônia Real apurou que a organização ambiental Greenpeace se prontificou a levar o corpo de Higino para São Gabriel da Cachoeira em sua aeronave.`A informação foi confirmada à reportagem pela assessoria de imprensa da organização.

O Dsei Rio Negro, segundo boletim de sexta-feira (19), registrou 248 casos de Covid-19 e 9 óbitos. Mas o número de casos da doença é muito maior, pois a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, ao qual o Dsei é vinculado, não contabiliza indígenas que moram fora das aldeias. O Dsei Rio Negro abrange os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.

Artigo completo: https://amazoniareal.com.br/morre-o-grande-educador-higino-tenorio-lider-do-povo-tuyuka-vitima-do-novo-coronavirus/