ANCESTRAIS E SUAS SOMBRAS by Antonio Guerreiro (2019)

Ancestrais e suas sombras Antonio GuerreiroAncestrais e suas sombras: uma etnografia da chefia Kalapalo e seu ritual mortuário

By Antonio Guerreiro

Editora da Unicamp, 2019 (ebook edition)

Ancestrais e suas sombras aborda o tema das formas ameríndias da política, a partir de uma etnografia do grande ritual mortuário que os povos do Alto Xingu realizam em memória de seus chefes – o famoso Quarup. Partindo de uma pesquisa entre os Kalapalo, falantes de uma língua karib daquela região, o livro discute os múltiplos sentidos da política e do ritual na vida desse povo, atravessando questões como etno-história, mitologia, parentesco, artes verbais, e transformações socioeconômicas. Por meio do diálogo entre conceitos indígenas e antropológicos, o livro procura elucidar a dupla centralidade do Quarup, que emerge tanto como um momento-chave na produção de pessoas e coletivos no Alto Xingu, quanto como uma forma de ação política voltada para o mundo não indígena.

About the author

Antonio Guerreiro é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. É professor do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do CPEI – Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (IFCH-Unicamp).

Check other Books by SALSA Members!