Os casos de Covid-19 entre indígenas estão aumentando (4-30-20)

Os casos de Covid-19 entre indígenas estão aumentando

De: Adriana Ramos <relacionamento@socioambiental.org>
Fecha: El jue, 30 de abr. de 2020 a la(s) 07:50
Asunto: Os casos de Covid-19 entre indígenas estão aumentando

Para: Thomas Moore

Thomas,

A pandemia de Covid-19 está se agravando também entre os povos indígenas, população extremamente vulnerável ao novo coronavírus. Até o dia 28/04, eram 92 casos confirmados pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde) da doença, 83 deles no Amazonas – Estado que concentra a maior parte dos casos entre indígenas no Brasil. São Gabriel da Cachoeira (AM), a cidade mais indígena do Brasil, apresentou seu primeiro caso de Covid-19 dia 13/03. Hoje já são 4 casos na cidade, três indígenas e um militar do Exército. Outros Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) com casos de Covid-19 no AM são: Alto Solimões (42 casos), Manaus (19) e Parintins (17).

É alarmante! O número de mortos indígenas pela doença chegou a onze. Cinco deles, contabilizados pela Sesai. Os outros seis casos foram checados pelo ISA. A checagem se faz necessária porque a Sesai não contabiliza indígenas residentes em cidades e afirma que eles devem ser atendidos pelo serviço convencional do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o IBGE, 36% dos indígenas do Brasil viviam em cidades em 2010, data do último censo. Nem o Ministério da Saúde nem estados e municípios possuem dados detalhados sobre a contaminação de indígenas urbanos.

Indígena durante a pandemia de Covid-19 , em Manaus | Alex Pazuello / Prefeitura de Manaus

Um perigoso fator de risco para os indígenas são as invasões às Terras Indígenas (TIs). Grileiros, madeireiros ilegais, garimpeiros e missionários são potenciais vetores de Covid-19 (e outras doenças) para as comunidades. Apesar da pandemia, esses grupos não se afastaram das TIs. Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o desmatamento na Amazônia, no primeiro trimestre deste ano, foi 51% maior que no mesmo período do ano passado. Não houve recuo das atividades promovidas por invasores ilegais!

Estamos empenhados em divulgar informações de qualidade sobre a Covid-19 e formas de prevenção. Devemos evitar a todo custo que a pandemia se espalhe nas comunidades. Se ela chegar, será muito difícil contê-la.

Hoje às 18h participamos de uma live no Instagram do Dr. Drauzio Varella e do ISA com Juliana Radler, jornalista da organização baseada em São Gabriel da Cachoeira (AM). O tema será coronavírus e os povos da floresta, e a live será imperdível. Participe!

Obrigada por nos acompanhar nesse momento tão sensível que vivemos. O combate à Covid-19 deve ser um esforço de todos nós.

Um abraço,

Adriana Ramos
Instituto Socioambiental – ISA
Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 93500 1149 e fale com Mariana Barros ou escreva para relacionamento@socioambiental.org