COUBÓIS DA FLORESTA, by J. Hoelle (2021)

Caubóis da florestaCaubóis da floresta

O crescimento da pecuária e a cultura de gado na Amazônia brasileira

By Jeffrey Hoelle

Editora da Universidade Federal do Acre – Edufac, 2021

I am happy to announce that my book, Rainforest Cowboys (UT Press, 2015) has been translated to Portuguese and is available for free. The PDF of Caubóis da Floresta: o crescimento da pecuária e a cultura de gado na Amazônia brasileira can be downloaded here. I thank Daniel Belick for his excellent translation and the Federal University of Acre Press (EDUFAC) for sticking with the project over the years.  If interested, here is an interview I did with Fabiano Maisonnave about the book’s release and the current situation in Amazonia. 

Caros colegas,

Fico feliz em dizer que a tradução em português do meu livro Rainforest Cowboys (2015, U Texas Press) está pronto. Caubóis da Floresta: O crescimento da pecuária e a cultura de gado na Amazônia brasileira já está disponível gratuitamente aqui.  A obra foi traduzida por Daniel Belick e publicada pela Edufac.  Se quiser saber mais sobre o livro, aqui é uma entrevista que eu fiz com Fabiano Maisonnave na Folha de São Paulo 

Warm regards, 

Jeffrey Hoelle, Department of Anthropology, UC- Santa Barbara, 

http://www2.ufac.br/editora/livros/CauboisDigital.pdf

Apresentação 

A abertura da Amazônia para a colonização na década de 1970, trouxe gado, conflitos por terra e desmatamento generalizado. 

No remoto estado do Acre, Brasil, os seringueiros lutaram contra os fa- zendeiros migrantes para preservar a floresta da qual dependiam e, no processo, mostraram ao mundo que era possível unir os meios de subsistência da floresta e a preservação do meio ambiente. Hoje em dia, porém, o boi, que antes era visto como ameaça, está mais comum, desde os pastos extensivos até às clareiras na floresta, onde seringueiros e seus filhos estão se tornando criadores de gado ou mesmo caubóis. 

Para entender o crescimento do gado e o apelo econômico e cultural que o boi tem no Acre, o gado foi estudado em vários contextos e a partir das experiên- cias de vida duma gama de pessoas, desde seringueiros adotando seu primeiro be- zerro, até os fazendeiros com milhares de bois, desde ambientalistas “carnívoros” a caubóis urbanos sem terra ou gado. 

Com base em dezoito meses de trabalho de campo no Acre, este livro pro- cura ampliar nosso conhecimento para além dos discursos que só enxergam o boi como um produto econômico ou como um problema ambiental. Contextualiza o surgimento da pecuária em relação com as estruturas político-econômicas e signi- ficados mais amplos para compreender a difusão da “cultura de gado”. 

Esta obra foi aprovada pela Institutional Review Board (Comissão de Ética em Pesquisas com Seres Humanos), da Universidade da Flórida, contando para sua execução com uma parceria entre esta Universidade e a Ufac. A versão em inglês deste livro, Rainforest Cowboys (Caubóis da floresta), também ganhou o prêmio Me- lhor Livro da Seção Brasil, junto à Associação de Estudos Latino-Americanos (Lasa) em 2016. Agora, segue disponível em português em suporte digital e gratuito, pu- blicado pela Editora da Universidade Federal do Acre – Edufac. 

New books by SALSA Members