Covid-19 se espalha e mata xavantes, reavivando os traumas do passado (6-26-20)

Covid-19 se espalha e mata xavantes, reavivando os traumas do passado

Rubens Valente

6-26-20

Em um leito de um hospital de Barra do Garças (MT), com um aparelho de respiração no nariz, o líder xavante Crisanto Rudzo Tseremeywá gravou um vídeo em sua língua: “Xavante, povo verdadeiro, vocês da Terra Indígena São Marcos, estou gravando para vocês, mandando que vocês parem de fazer aglomeração. Agora estou no hospital, falando daqui. Prestem muita atenção no que vou falar, se você está se sentindo mal, a saúde não está boa, seu peito está doendo, se está sentindo falta de ar, não espere muito, você deve buscar o tratamento. Quando a doença já estiver tomando conta, é muito difícil curar. Quando começa a fechar o pulmão é muito difícil para salvar, a nossa imunidade é muito baixa para essa doença”.

Dias depois do vídeo, feito no último dia 22, Crisanto perdeu a mãe, que estava também internada com Covid-19. Seu pai, igualmente diagnosticado com a doença, está numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Os três foram contaminados pelo novo coronavírus em meados de junho.

Artigo completo: https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2020/06/26/covid-indigenas-mato-grosso.htm?fbclid=IwAR2WTIFkDxHIqRrTeHolslhoAGXTToaoLLFyQI9EDcH0Bj3MwaYJ8UIYr78