Três indígenas Kanamari testam positivo para Covid-19 dentro do Vale do Javari, no Amazonas (6-7-20)

Três indígenas Kanamari testam positivo para Covid-19 dentro do Vale do Javari, no Amazonas

Elaíze Farias

6-7-20

Um dia após a retirada de profissionais de saúde contaminados da aldeia São Luís, na Terra Indígena Vale do Javari, fronteira do Amazonas com o Peru, três indígenas Kanamari testaram positivo para a Covid-19. Segundo a liderança Korá Kanamari, que está na aldeia São Luís, 10 pessoas foram testadas entre sexta-feira (05) e sábado (06).

“Veio uma equipe do Dsei Vale do Javari [Distrito Sanitário Especial Indígena] aqui para fazer o teste. Fizeram em 10 pessoas e, em três, deu positivo: no cacique Mauro, na esposa e na filha dele. Outras cinco famílias são casos suspeitos de estarem com a doença”, disse Korá Kanamari, em entrevista à Amazônia Real neste domingo (07). Segundo ele, todos apresentaram sintomas como febre, dor de cabeça, dor no peito e no corpo, dificuldade de respiração, tosse seca e perda de paladar. Quinze pessoas estão sendo monitoradas.

Embora afirme que apresente sintomas da doença, Korá Kanamari disse que não foi um dos testados. Segundo a liderança, o cacique, que tem idade estimada em 45 anos, e sua família estão sendo tratados e permanecem com saúde estável.

Artigo completo: https://amazoniareal.com.br/tres-indigenas-kanamari-testam-positivo-para-covid-19-dentro-do-vale-do-javari-no-amazonas/