Abandonados em meio à pandemia, indígenas da Amazônia clamam por ajuda (4-25-20)

Jornal do Brasil INDIGENAS PANDEMIA

Abandonados em meio à pandemia, indígenas da Amazônia clamam por ajuda

Jornal do Brasil, 25 Abril 2020

 

Líderes dos povos indígenas da Amazônia pediram nesta sexta-feira (24) ajuda humanitária internacional diante do abandono e do risco que enfrentam em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Não há médicos em nossas comunidades, não existem materiais de proteção para essa pandemia (…) Não há apoio na questão alimentar”, denunciou José Gregorio Díaz, da coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica). O grupo reúne os nove países que compartilham a maior floresta tropical do mundo.

Durante uma videoconferência entre a organização e a Anistia Internacional, os representantes indígenas reclamaram da pouca assistência que recebem dos governos da região, apesar do avanço da Covid-19.

Díaz também denunciou que os mineradores e madeireiros ilegais aproveitam o confinamento imposto em vários países da região para agir “com impunidade”, colocando as comunidades isoladas em risco de contágio.

“Uma das últimas opções que temos é pedir que a ajuda humanitária internacional seja autorizada a chegar até nossas comunidades… E, assim, seja possível impedir um etnocídio em toda a bacia amazônica”, afirmou.

Segundo a Coica, que coordena organizações no Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Bolívia, Suriname, Guiana Francesa e Guiana Francesa, não existe um registro de quantas pessoas foram infectadas pelo vírus entre os povos nativos.

Disponível em: https://www.jb.com.br/pais/2020/04/1023470-abandonados-em-meio-a-pandemia–indigenas-da-amazonia-clamam-por-ajuda.html?fbclid=IwAR1hfDwldWiNVPUrMPScY6stTshPapzAZ23r8sB8QfLV3kbvTGKGJrlctJk