Morre de covid-19 Bernaldina José Pedro, símbolo da luta política da etnia macuxi (6-24-20)

Morre de covid-19 Bernaldina José Pedro, símbolo da luta política da etnia macuxi

Pedro Stropasolas, Brasil de Fato, São Paulo

6-24-20

A anciã indígena Vó Bernal foi uma das lideranças na expulsão de grileiros na TI Raposa Serra do Sol, em Roraima.

A mestra Bernaldina José Pedro, uma das anciãs mais ativas da cultura Makuxi, morreu na manhã desta quarta-feira (24), aos 75 anos, em Boa Vista, capital de Roraima, em decorrência da covid-19.

Por conta da superlotação no HGR, única unidade pública de saúde que atende quadros graves de infectados pelo vírus no estado, a anciã não vinha recebendo tratamento adequado e esperava por uma transferência para um hospital particular, com apoio de uma campanha solidária organizada por seu filho e artista Jaider Esbell.

“Vai meu amorzinho e ficamos cá com todos os seus ensinamentos, sobretudo a teimosia em permanecer alegre mesmo quando tudo remete a tristeza e solidão. Eu não vou chorar, eu vou ficar sereno e pode tomar meu coração para permanecer viva, eternamente no mundo maior das artes onde muito bem se ambientou”, escreveu Esbell, nas redes sociais, no anúncio da morte da mãe.

Leia o artigo completo: https://www.brasildefato.com.br/2020/06/24/morre-de-covid-19-bernaldina-jose-pedro-simbolo-da-luta-politica-da-etnia-macuxi?fbclid=IwAR0U01Y6OrI3yCeEqUEqCPSyHYQIb8EdVFj0f2NPFqJLMruPAFCbNtbdkSc